Borda Dourada
TV Medicina
da Coluna

Confira os vídeos mais interessantes da internet sobre coluna vertebral,com a presença de
nossos médicos.
assessoria
Saiu na Mídia
Acompanhe nossos releases e tudo o que saiu na mídia sobre
o grupo.

Patologias
Conheça as doenças mais comuns da coluna, sintomas e possíveis tratamentos.
assessoria

Home > Saiu na Mídia


Dores nas costas podem aumentar durante as férias
Jornal Boqueirão News
20/03/2011
(www.boqnews.com)
Peso nas Costas

Com o início das aulas escolares, centenas de materiais são exigidos para um bom aprendizado ao longo do ano.  Com isso, a mochila deve aguentar cadernos pesados, livros, dicionários, além do lanche, estojo, canetas e lápis de cor.  Todo este peso pode prejudicar a coluna dos estudantes.

Peso

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 85% das pessoas podem ter ou têm problemas na coluna devido a diversos fatores, como sentar-se, dormir ou andar de forma errada, além do excesso de peso carregado nas costas, como no caso das mochilas.

De acordo com o Doutor  Juliano Coelho, ortopedista especializado em coluna, do Grupo Medicina da Coluna, o peso ideal da mochila em relação à altura,  a medida das costas e o peso é 10% do peso da pessoa. “Assim como crianças que tenham menos de 7 anos, o peso é de 5% apenas”, conta.

O ideal, segundo Coelho, seria a ajuda das escolas na colocação de armários para os alunos utilizarem. “Porém, caso não haja esta possibilidade, o ideal é utilizar a mochila de rodinhas, ou outra pessoa ajudar a carregá-la, no caso das crianças, os pais podem realizar esta tarefa”, aponta.

Estudos

No meio científico este assunto é bastante discutido e, de acordo com o Medicina na Coluna, grupo formado por seis especialistas no assunto, existem inúmeros estudos, inclusive a meio internacional e nacional. Entre eles, um trabalho realizado com 198 alunos do Ensino Fundamental do Colegio Professor Elias Abrãao, no Paraná. “A avaliação final deixou claro que o excesso de peso provoca dor, além de distúrbios osteomusculares, que são as lesões por esforço repetitivo”, alerta.

Outros estudos indicam que o excesso de peso nas mochilas é um problema grave que pode gerar consequências em longo prazo para crianças. Como por exemplo, escoliose infantil, que mesmo sendo congênita, segundo especalistas, pode ser agravada pelos maus hábitos. Outras doenças que podem ser geradas são a cifose, ou o aumento da curvatura da coluna para frente, hiperlordose da coluna lombar, a artrose precoce e a má postura. "Além do grande desconforto", conta Coelho.

Dicas

Para  o doutor, o ideal para diminuir o peso é utilizar a mochila de rodinhas, além de diminuir a quantidade de material. “A orientação é que os pais comprem um caderno com várias matérias, e não um para cada matéria”, recomenda Coelho. Outra dica é utilizar a mochila de rodinhas.

Diagnóstico

Para evitar que o peso da mochila prejudique a saúde da criança ou de qualquer pessoa que utilize este acessório como meio de transportar os objetos e materiais escolares ou do trabalho, a dica é analisar e vistoriar sempre a mochila, retirando itens inúteis, que não serão utilizados durante o dia. “Se a criança reclamar de dor nas costas uma única vez, não há porquê se preocupar, porém caso o problema se torne constante, o ideal é o estudante passar por um pediatra ou ortopedista para avaliação adequada”, finaliza o ortopedista.

Você está com Dores nas Costas?

Para tirar todas as suas dúvidas, clique aqui.

 

Telefones LinkedIn Google Plus Twitter Facebook