Borda Dourada
TV Medicina
da Coluna

Confira os vídeos mais interessantes da internet sobre coluna vertebral,com a presença de
nossos médicos.
assessoria
Saiu na Mídia
Acompanhe nossos releases e tudo o que saiu na mídia sobre
o grupo.

Patologias
Conheça as doenças mais comuns da coluna, sintomas e possíveis tratamentos.
Home > Destaques
Medicina da Coluna – Tipos de Cirurgia de Hérnia de Disco

Conheça os Tipos de
Cirurgia de Hérnia de Disco

A Hérnia de Disco é uma das doenças mais comuns da coluna vertebral, e configura uma das maiores causas de cirurgia. Pode-se dividir as cirurgias de hérnia discal em: Instrumentadas e Não Instrumentadas e abertas (técnicas convencionais) ou percutâneas.  

Cirurgia Aberta

Nas cirurgias abertas, é feito um corte na pele, e o fragmento de disco que está comprimindo o nervo é retirado sob visão direta, com auxílio de um microscópio. As técnicas abertas podem ser usadas em qualquer tipo de hérnia discal.

Cirurgia Percutânea

Nas cirurgias percutâneas é feito um pequeno corte, uma cânula é colocada no disco, e um tipo de equipamento é utilizado por dentro da cânula para retirar ou destruir o material discal que está comprimindo o nervo. Os equipamentos mais comumente utilizados atualmente são as ponteiras de rádio-freqüência que realizam a chamada nucleoplastia e os trituradores mecânicos que retiram os fragmentos de disco na então chamada nucleotomia. As técnicas percutâneas são reservadas exclusivamente para o tratamento de hérnias discais contidas, em que o fragmento que comprime o nervo não está separado do disco.

Cirurgia Instrumentada

A implantação de instrumentadas (parafusos) na cirurgia de hérnia de disco dependerá de vários fatores tais como: presença de instabilidade na coluna, dor lombar incapacitante, realização de descompressões grandes ou em vários níveis da coluna, associação da hérnia a outros fatores como deformidades da coluna e estenoses por degeneração e envelhecimento da coluna.

Dentre os tipos de instrumentação existem dois conceitos básicos na atualidade: as chamadas Artrodeses e as Cirurgias Dinâmicas.

Nas Artrodeses realizamos a fusão entre as vértebras envolvidas para que não haja mais movimento no local e consequentemente se torne indolor.

Para saber mais sobre o material utilizado nas Artrodeses, clique aqui.

Nas Cirurgias Dinâmicas utilizamos também os parafusos, porém não com intuito de travar a coluna, mas sim de controlar o movimento, restringindo-o e assim diminuindo a sobrecarga do disco envolvido. Para saber mais sobre o equipamento utilizado nas Cirurgias Dinâmicas, clique aqui.

A escolha de uma das técnicas dependerá de muitos fatores e deverá ser discutida com o paciente quando houver a possibilidade escolha entre as duas opções. 

Clique aqui e saiba mais sobre a Hérnia de Disco.


 

Telefones LinkedIn Google Plus Twitter Facebook