Borda Dourada
TV Medicina
da Coluna

Confira os vídeos mais interessantes da internet sobre coluna vertebral,com a presença de
nossos médicos.
assessoria
Saiu na Mídia
Acompanhe nossos releases e tudo o que saiu na mídia sobre
o grupo.

Patologias
Conheça as doenças mais comuns da coluna, sintomas e possíveis tratamentos.
Home > Notícias
Ministro Joaquim Barbosa tem um problema reumatológico na coluna: a Sarcroileíte
Ministro Joaquim Barbosa tem um problema reumatológico na coluna: a Sarcroileíte Ministro Joaquim Barbosa tem
um problema reumatológico
na coluna: a Sarcroileíte


Atormentado por dores na coluna, o ministro Joaquim Barbosa, atual presidente do Supremo Tribunal Federal, tirou licença no meio do processo do mensalão, para cuidar de sua coluna. Entenda melhor o que o ministro tem, além de sintomas, causas e tratamento.

O ministro Joaquim Barbosa é hoje conhecido em todo o país, tanto por sua impetuosidade e competência nas discussões do mensalão, quanto por suas posições extravagantes na cadeira. A inquietude apresentada pelo ministro é causada por dores quase insuportáveis, causadas por uma doença da qual pouco se fala: a Sacroileíte. A princípio foi preciso tentar uma posição diferente, depois uma cadeira especial, uma almofada térmica para aquecer e relaxar os músculos e, por fim, e sem solução, ficar em pé, para minimizar as dores.

Mas o que é a Sacroileíte?
A Sacroileite é uma doença de tratamento reumatólogico. É uma inflamação nas articulações sacro-ilíacas (entre o osso do Sacro e os ossos do Ilíaco). Local de união entre a pelve e o sacro, esta inflamação provoca dor e desconforto ao realizar movimentos e mesmo parado ou sentado. Ela pode, inicialmente, atingir somente um lado e, com o passar do tempo, afetar os dois lados.

Sintomas da Sacroileíte
As articulações mais afetadas são a do sacro, que fica localizado na parte inferior da coluna vertebral. Após algum tempo o indivíduo começa a sentir dores na coluna e, posteriormente, os joelhos e ombros são também afetados. Em alguns pacientes, além do comprometimento articular, podem surgir dores em certos pontos musculares, nos ligamentos e nos tendões próximos às áreas afetadas.

Como diagnosticar a Sacroileíte
O raio-x e a tomografia são as melhores formas de se diagnosticar alterações na pelve e no sacro, caracterizando a doença. Os pacientes geralmente sentem muitas dores na região lombar, que pode se estender para as coxas e panturrilhas, além da sensação de rigidez na coluna.

Incidência
A doença atinge mais homens do que mulheres e tem mais chances de ocorrer conforme a idade avança.

Causas
Pode ter causa inflamatória de origem imunológica, o qual o organismo produz um anticorpo contra a cartilagem de uma determinada junta. A sacroileíte pode ter também outras causas como reumatismo, trauma, artrite, sobrecargas na coluna vertebral ou mesmo processos infecciosos.

Como tratar a Sacroileíte
Apesar de atingir a região da coluna, a sacroileite é uma doença de tratamento reumatológico. Portanto, é bastante recomendado procurar um médico reumatologista para tratar corretamente a doença. Geralmente é recomendada a prática de esportes de baixo impacto (como natação e hidroginástica). Recorre-se também ao uso de medicamentos, como analgésicos e anti-inflamatórios. Também é recomendada a Fisioterapia, tanto para a diminuição da dor, quanto para alongar e fortalecer os músculos da região lombar, combatendo também a má postura provocada por essa patologia, que pode gerar outras complicações. 


Telefones LinkedIn Google Plus Twitter Facebook