|
Jornal O Vale
08/08/2010
|
Coluna sofre com a Má Postura dos Estudantes
Falta de consciência do próprio aluno ao sentar ajuda a piorar o problema
Atitudes tomadas na fase escolar podem reletir durante toda a vida. Com a saúde não é diferente, a má postura dos estudantes pode dar origem a diversas doenças de coluna.
De acordo com o ortopedista Carlos Eduardo de Oliveira, especialista em coluna, de São Paulo, a forma como os estudantes se posicionam na cadeira é uma das principais causas da má postura. "Muitas vezes, os alunos utilizam a cadeira como se fosse uma cama", diz.
Como consequência surgem problemas como o mau posicionamento dos ombros, a desarmonia de crescimento dos membros em relação ao tronco e desvios da coluna (hipercifose e escoliose).
"O maior prejuízo da má postura é a dor, mas também tem o fator estético. Na vida adulta a persistência destes distúrbios da postura pode levar à incapacidade para algumas atividades diárias", explica Oliveira.
A cadeira, segundo ele, não representa o grande vilão da postura, mas sim a falta de consciência dos próprios estudantes. "O aluno deve sentar com as costas apoiadas no encosto e com o uso de cotovelos apoiados para anotações", explica. "Ao estudar, deve proceder da mesma forma e evitar estudar deitado ou reclinando a cadeira", completa.
O médico lembra que o sedentarismo também prejudica a coluna. "A prática de atividade física melhora o desenvolvimento músculo-esquelético. Isso favorece o crescimento e evita vícios posturais", afirma.
A natação é uma atividade recomendada pelo médico.
Você ou seu filho está com problemas posturais?
Para tirar todas as suas dúvidas, clique aqui.
|