Borda Dourada
TV Medicina
da Coluna

Confira os vídeos mais interessantes da internet sobre coluna vertebral,com a presença de
nossos médicos.
assessoria
Saiu na Mídia
Acompanhe nossos releases e tudo o que saiu na mídia sobre
o grupo.

Patologias
Conheça as doenças mais comuns da coluna, sintomas e possíveis tratamentos.
assessoria

Home > Saiu na Mídia


Dores nas costas podem aumentar durante as férias
Espaço Viva Mais
14/12/2010
(www.espacovivamais.com.br)

Voe com saúde durante as férias
Muita gente está se preparando para embarcar num avião e curtir as férias de verão. Além das preocupações com os aeroportos cheios e as prováveis longas esperas por voos, o viajante deve ter mais uma: com a sua saúde em pleno ar. Recomendações nesse sentido foram divulgadas recentemente pelo Conselho Federal de Medicina.

A Câmara Técnica (CT) de Medicina Aeroespacial do CFM divulgou recomendações aos médicos, aos passageiros e aos tripulantes de empresas aéreas. São advertências que podem evitar o agravamento, durante os voos, de quadros de problemas de saúde pré-existentes.

Para os passageiros, o CFM recomenda: apesar de as recomendações serem simples, não se pode prescindir da opinião de um médico, se houver dúvidas. “Isso pode fazer a diferença entre a saúde e a doença; em casos extremos, entre a vida e a morte”, ressalta Frederico de Melo, coordenador da Câmara Técnica.

A diretora da Sociedade Brasileira de Medicina Aeroespacial e membro da Câmara Técnica, Vânia Melhado, alega que, por falta de conhecimento, as pessoas embarcam sem noção de que não deveriam viajar de avião, quando portadoras de alguns males agraváveis pelo voo. “Praticamente a totalidade de problemas de saúde nos deslocamentos não foram anunciados durante o embarque”, disse.

A partir dos relatos das companhias, identifica-se um caso de morte súbita a bordo em cada grupo de 5,7 milhões de passageiros. Fatores como doenças pré-existentes, alteração da rotina de ingestão de medicamentos para doenças já estabelecidas anteriormente ao voo, a imobilidade, o meio e tempo de voo contribuem para essas ocorrências.

Problemas mais comuns

No caso de doenças respiratórias, as viagens aéreas são contraindicadas para passageiros e tripulantes com infecções ativas (pneumonia e sinusite), infecções pulmonares contagiosas (tuberculose e pneumonia) e quadros graves, instáveis ou de hospitalização recente de asma brônquica (doença respiratória mais comum entre os viajantes). Pessoas com bronquite crônica e enfisema pulmonar devem buscar orientação médica especializada antes de embarcarem, para que seja determinado se há necessidade de suporte de oxigênio por ocasião do deslocamento.

Há recomendações também para pessoas com doenças cardiovasculares, pacientes em recuperação de cirurgias, pessoas com transtornos psiquiátricos, gestantes e crianças recém-nascidas. O CFM recomenda que o viajante leve a medicação prescrita pelo médico em quantidade suficiente para ser utilizada durante toda a viagem e indica os cuidados que devem ser tomados para evitar enjoo.

Veja a íntegra das recomendações no Portal Médico.

Você está com Dores nas Costas?

Para tirar todas as suas dúvidas, clique aqui.

 

Telefones LinkedIn Google Plus Twitter Facebook