Obesidade:
Um Perigo para a sua Coluna
Segundo dados do Ministério da Saúde, o número de obesos no Brasil passou de 11,4% para 13%. A obesidade sobrecarrega o peso sobre a coluna vertebral e pressiona os discos, o que pode resultar em uma hérnia de disco. O que a maioria das pessoas não sabe é que não é necessário estar na categoria de obeso para ter a coluna afetada. Os especialistas afirmam que a cada 10 quilos acima do peso, o risco de dor nas costas aumenta em 20%.
Diversas pesquisas apontam que entre 80 a 90% das hérnias de disco podem ser tratadas sem cirurgia, apenas com tratamentos convencionais como fisioterapia e exercícios físicos, aliados a medicamentos prescritos por um médico.
Quando não há necessidade de cirurgia, o primeiro passo é tratar a dor. Depois, o foco é no fortalecimento e nas orientações para que o paciente tome alguns cuidados no dia-a-dia.
Tratamento convencional + exercícios
A Reconstrução Músculo-Articular da Coluna Vertebral une o trabalho da fisioterapia manual com a tecnologia das mesas de tração e descompressão e do Stabilizer - equipamento que condiciona o paciente a usar o músculo transverso do abdômen, e exercícios de musculação.
A união de todos esses fatores permite que o paciente não tenha mais dor e inicie um trabalho focado no fortalecimento dos músculos posturais.
Depois de tratada a dor, deve-se priorizar os exercícios físicos como a musculação e o Pilates desde que bem orientados. |