Confira abaixo algumas dicas importantes:
1. Fique Atento
Pesquisas comprovam que 50% das lesões adquiridas durante a musculação afetam a coluna lombar. Depois, em número bem reduzido, vêm dores musculares, tendinites e contraturas nas diversas partes do corpo. Por isso, o atleta deve sempre estar atento à respiração, reforço dos músculos eretores e, principalmente, postura da coluna.
2. Fique Deitado
O ideal é que o atleta faça os exercícios deitados, para que a coluna não fique sob a ação da gravidade. Em pé, o peso sempre deve estar o mais próximo possível do corpo e os joelhos sempre dobrados.
3. Cuidado com o Agachamento
Uma das atividades que mais gera contusão na coluna é o agachamento. Sem orientação, o praticamente direciona todo o impacto para as costas, ao invés de jogar para as pernas. Quando isso acontece, há sobrecarga excessiva na coluna lombar.
4. Faça Supino da Forma Correta
Praticado principalmente por homens, o supino também pode lesionar a coluna. Neste exercício, a barra deve sempre estar alinhada ao olhar. Se ela fica na linha dos ombros, a coluna também poderá ser afetada.
5. Quem já tem Problema na Coluna pode fazer Musculação?
Se o praticante já tem um problema na coluna, a atenção deve ser redobrada. Isso não significa que a pessoa não pode fazer musculação. Porém, flexões e extensões exageradas devem ser evitadas.
6. Faça Exercícios com
a Orientação de um Profissional
Em virtude de todos os tópicos listados anteriormente, o acompanhamento do profissional de educação física é fundamental. Em alguns casos, ele pode, inclusive, indicar acessórios que ajudam a proteger a coluna, como os cinturões de musculação, que estabilizam o corpo do atleta.
|