Borda Dourada
TV Medicina
da Coluna

Confira os vídeos mais interessantes da internet sobre coluna vertebral,com a presença de
nossos médicos.
assessoria
Saiu na Mídia
Acompanhe nossos releases e tudo o que saiu na mídia sobre
o grupo.

Patologias
Conheça as doenças mais comuns da coluna, sintomas e possíveis tratamentos.
Home > Notícias
Quando a Cirurgia da Coluna é a Melhor Solução?

Cirurgia da Coluna

Quando a Cirurgia da Coluna é a Melhor Solução?

As dores nas costas são a segunda queixa mais frequente ouvida nos consultórios médicos. Em algum momento da vida, 90% da população mundial sofre de alguma dor na coluna. Essas dores podem ser causadas por lesões e traumas decorrentes das mais variadas situações, além do próprio desgaste natural decorrente da idade.

Muitos desses casos podem ser tratados com métodos não-cirúrgicos, como consultas com seu ortopedista, fisioterapia, acupuntura e uso de analgésicos. Mas, nos casos mais graves, as intervenções cirúrgicas podem ser a solução para acabar de vez com as dores do paciente.

Os casos mais comuns de problemas passíveis desse tipo de intervenção são os degenerativos, que ocorrem normalmente em pessoas com mais idade. Com as mudanças do metabolismo em decorrência da idade, podem aparecer problemas como a hérnia de disco, a espondilolistese e casos de estreitamento do orifício de passagem do nervo, que pode causar problemas comuns como ciática.

As principais patologias da coluna que podem precisar de cirurgia são:

  1. Hérnia de Disco: A hérnia de disco ocorre quando há o deslocamento do disco, que pode ser ocasionado por discopatia degenerativa, traumatismos, quedas e alterações posturais graves, além de fatores hereditários.

  2. Estenose de canal: A estenose de canal se dá quando há um estreitamento do canal lombar, causado por alterações degenerativas dos discos, articulações facetarias e ligamentos, o que acaba levando a compressão de várias raízes, causando dor.

  3. Escoliose: A escoliose é um desvio “tridimensional” da coluna vertebral. Existem 4 tipos de escoliose: Idiopática, congênita, neuromuscular e pós-traumática.

  4. Instabilidade lombar: ocorre uma movimentação anormal entre duas ou mais vertebras, podendo levar ao escorregamento de uma vértebra sobre outra (espondilolistese lombar). Nestes casos, quando indicado tratamento cirúrgico, realiza-se a fusão de duas ou mais vértebras utilizando parafusos e hastes metálicas e/ou enxertos ósseos.

Para mais informações sobre causas, sintomas e tratamentos de problemas na coluna, marque uma consulta com um especialista do Grupo Medicina da Coluna.

 

Telefones LinkedIn Google Plus Twitter Facebook