Você sabe o que é a Artrose?
Artrose (osteoartrose, artrite degenerativa ou osteoartrite)
A artrose é a degeneração da cartilagem das articulações. Na artrose ocorre o desgaste progressivo da cartilagem das "juntas" (articulações) e uma alteração óssea, os chamados "bicos de papagaio". Fatores hereditários e fatores mecânicos podem estar envolvidos no seu aparecimento. O paciente sente dor e rigidez, prejudicando a sua movimentação. A artrose também é conhecida como osteoartrose, artrite degenerativa ou osteoartrite.
Atinge cerca de 4% da população brasileira, principalmente os obesos, causando danos principalmente nas mãos, joelhos e pés. É bastante comum em pessoas com mais de 70 anos, atingindo 70% das pessoas, mas apenas parte destas pessoas desenvolvem os sintomas da doença, mesmo aparecendo no raio-X.
Quais são os sintomas? Será que eu tenho Artrose?
A dor é o principal sintoma, que no início ocorre apenas com a movimentação da articulação afetada e melhora com o repouso, mas que progride para uma dor profunda até mesmo em repouso. Muitas vezes a dor é acompanhada de uma rigidez ao levantar-se pela manhã ou após longo período sentado. Pode ocorrer também diminuição dos movimentos, ruído na articulação (crepitações), inchaço na articulação, deformidades e falta de firmeza ao realizar movimentos. Pode causar também a rigidez da musculatura da coluna e outras partes mais afetadas.
Como eu devo tratar a Artrose?
Por se tratar de uma doença crônica, o seu tratamento deve ser feito o mais rapidamente possível, para reduzir a evolução da doença e minimizar os sintomas do paciente. O objetivo principal do tratamento é o alívio da dor, proporcionando melhora na qualidade de vida, através da manutenção ou recuperação da capacidade do indivíduo em realizar suas atividades habituais.
O paciente de artrose precisa passar por um médico ortopedista ou reumatologista, para diagnosticar precisamente a doença. As formas de tratamento da artrose são através de medicamentos (anti-inflamatórios) e terapias não-medicamentosas, como fisioterapia, RPG, terapias ocupacionais e orientações psicológicas e nutricionais. Caminhada, natação e hidroginástica também são recomendadas, mas sempre com acompanhamento de um fisioterapeuta ou profissional competente.
Os tratamentos buscam controlar a dor, manter ou ganhar força muscular e mobilidade articular, prevenir e minimizar os efeitos da doença, no que se refere aos movimentos e as possíveis deformidades nas articulações (ou juntas). Sempre com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do paciente.
Fontes:
http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?
LibDocID=5324&ReturnCatID=1777
http://pt.wikipedia.org/wiki/Artrose
|