Quais são as Deformidades Infantis?
As alterações posturais relacionadas às posturas inadequadas são distúrbios que se manifestam geralmente na fase da adolescência e pré-adolescência.
O uso incorreto de mochilas nesta fase, assim como a postura sentada para assistir televisão e utilizar o computador, pode acarretar uma piora nesta relação, gerando lesões e possivelmente deformidades.
Saiba quais são as deformidades mais comuns nas crianças e adolescentes.
Dorso Curvo ou Cifose Torácica
Observando a criança ou adolescente de lado, notamos a acentuação das curvas fisiológicas. Quando há um aumento significativo da curvatura torácica (região superior do tronco) deve-se ter atenção redobrada, pois muitas curvas exageradas são rotuladas de posturais, mas podem significar afecção complexa da coluna. Recomenda-se procurar sempre um ortopedista especialista no assunto para tratamento ou orientação.
Hiperlordose Lombar (Lordose)
É uma curva fisiológica localizada na região mais baixa do tronco. Quando observada uma acentuação desta curva podemos chamá-la de "acentuação da lordose". Neste caso, com o passar do tempo, pode favorecer a artrose facetária e a espondilolistese degenerativa.
Escoliose
Trata-se de uma deformidade tridimensional da coluna vertebral. Pode ser observada com a criança ou adolescente vista por trás, com o tronco desnudo. Três observações podem ser feitas para ajudar na percepção de piora do desvio:
a) Diferença de altura entre os ombros.
b) Diferença na caixa torácica se comparado um lado com o outro (Gibosidade).
c) Distância do braço e antebraço ao tronco: diferente de um lado para outro.
O diagnóstico e o tratamento precoce de deformidades da coluna vertebral proporcionam melhores resultados na minimização dos efeitos dos desvios posturais.
|