|
Dores nas costas aumentam com o
retorno repentino das atividades físicas
No final do inverno, muitas pessoas procuram as academias para retomar as atividades para trabalhar o corpo, pensando no verão que está por chegar. Com essa volta repentina, após alguns meses sem se exercitar, devem aparecer algumas dores nas costas, principalmente se os exercícios estiverem sendo realizados de maneira inadequada e sem o devido acompanhamento de um profissional capacitado.
Um dos sintomas que devem aparecer durante o período inicial das atividades são as dores nas costas, principalmente nas pessoas sedentárias (mesmo que por alguns meses), devido à flacidez na musculatura abdominal e para-vertebral (músculo das cotas). “Para que o incômodo nas costas seja minimizado é importante fortalecer o músculo abdominal e para-vertebral, que dará sustentação às costas nos momentos de esforço”, comentou Dr. Juliano Coelho, médico ortopedista, membro do grupo Medicina da Coluna.
Antes de iniciar as atividades é importante realizar uma bateria de exames para descobrir possíveis deformidades, para que assim o treinamento possa ser pensado de acordo com as necessidades e limitações de cada um. Após os exames serem devidamente analisados e com a pessoa apta para iniciar os treinamentos, é muito importante alongar e aquecer o corpo antes da malhação para diminuir os riscos de lesões e dores.
|