Nódulos de Schmorl
Os Nódulos de Schmorl são pequenas depressões na superfície dos corpos vertebrais, resultado das pressões exercidas pelos discos cartilagineos, o que provoca a herniação e o deslocamento do tecido dos discos intervertebrais para os corpos vertebrais adjacentes. Os Nódulos de Schmorl geralmente estão associados à doença de Scheuermann que se refere a uma deformidade na coluna torácica ou lombar, decorrente de osteocondrose dos centros de ossificação secundária dos platôs dos corpos vertebrais.
Mas isso é grave?
Não necessariamente. Com a pressão exercida pelas vértebras, é normal que o disco se desloque (herniação) para dentro das vértebras adjacentes. O excesso que caracteriza os módulos.
Por que tem esse nome?
Os nódulos de Schmorl recebem o nome em homenagem ao médico alemão Christian Georg Schmorl (1861-1932), que descobriu essa patologia.
Sintomas
Os principais sintomas são dores e alterações posturais causadas pela redução dos espaços intervertebrais.
Diagnóstico
Os nódulos de Schmorl podem ser diagnosticados por raio-X, mas a melhor forma é por ressonância magnética.
Tratamento
Para diminuir a dor, o tratamento através da fisioterapia pode ser eficaz, com um fortalecimento da musculatura da coluna. Mas antes de decidir por qualquer tratamento, procure um médico especialista na coluna vertebral. Veja qual dos nossos médicos está mais perto de você! |